Fórum discute e debate abordagens preventivas ao câncer de intestino

Durante todo o dia, especialistas no assunto abordam tratamentos, diagnósticos e medidas preventivas ao câncer de colorretal. Foto: Deise Fachin/Divulgação


A Associação Santa-mariense dos Ostomizados, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, realizou, na manhã desta quarta-feira (12), o Fórum de Prevenção do Câncer de Intestino, como parte da programação do Setembro Verde. Na Câmara Municipal de Vereadores, autoridades debatem, durante todo o dia, sobre assuntos preventivos à doença.

Conforme a programação oficial do evento, serão tratados temas como o diagnóstico, o tratamento, a prevenção do câncer colorretal, bem como abordagens multiprofissionais e demais abordagens.

A secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, participou do Fórum, destacando a importância da discussão e de como o Município atua para incentivar a prevenção do câncer de intestino. Segundo a secretária, é necessário aumentar os números de exames – de responsabilidade do Estado – para ampliar os diagnósticos precoces.

“Há grandes desafios nesta área, como o acesso aos exames e ao diagnóstico. Acredito que este Fórum deva debater de que forma podemos ampliar este acesso para prevenir o câncer colorretal”, pontuou Liliane.

O Fórum de Prevenção do Câncer de Intestino vai até as 16h15min, quando ocorre o coquetel de encerramento para os participantes.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO

– Incluir fibras na alimentação (frutas frescas, vegetais, cereais integrais)

– Comer cerca de duas xícaras e meia de frutas e verduras todos os dias

– Prefira sempre os alimentos com fibras. Até em biscoitos, barras energéticas e adoçantes é possível encontrar opções que contêm fibras

– Reduza a quantidade de gorduras de origem animal

– Evite álcool, combata a obesidade e não fume

– Faça exames de rotina e preventivos

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*