Prefeitura fecha em definitivo quatro pontos de retorno na Avenida Medianeira

Além do canteiro em frente ao Nacional, outros três pontos de retorno serão fechados de forma permanente na avenida. Foto: João Vilnei/Prefeitura


Nesta semana, a Prefeitura de Santa Maria começou a fechar, de forma definitiva, o canteiro central da Avenida Medianeira, em frente ao supermercado Nacional. A ação iniciou na segunda-feira (27), quando foram instalados os meios-fios no local. Antes, o local estava fechado por blocos de concreto. O próximo passo é o preenchimento com terra e posterior ajardinamento do espaço.

Além do canteiro em frente ao Nacional, outros três pontos de retorno serão fechados de forma permanente na avenida: próximo ao Colégio Metodista Centenário, no cruzamento com a Rua Serafim Valando e em frente ao Santuário Basílica da Medianeira.

O fechamento dos retornos na Avenida Medianeira foi anunciado pela Prefeitura em 2015, juntamente com outras alterações viárias, quando o Plano Diretor de Mobilidade Urbana foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores. Em 2017, as adequações e alterações – resultantes de estudos técnicos e previstas no Plano – começaram a ser implantadas, em cumprimento ao que estabelece o documento: dar prioridade ao transporte coletivo e ao fluxo de veículos, proporcionando redução no tempo de deslocamento em vias que apresentam grande volume de tráfego.

Após um período de proibição de retorno provisório, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez estudos e avaliações sobre o comportamento dos motoristas diante das mudanças e analisou o impacto no trânsito.

“Com o fechamento dos canteiros na Avenida Medianeira, observamos a redução de acidentes de retorno em 46%. Além disso, como o trânsito está fluindo melhor, os motoristas estão utilizando a via de acordo com o que se espera dela: ser uma avenida de deslocamento contínuo, com o mínimo de interrupções em toda a sua extensão”, explica secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas.

Além da redução de acidentes ocasionados nos pontos de retorno, as alterações implantadas na Avenida Medianeira fizeram com que o fluxo de veículos aumentasse em 23%, o que significa que os condutores priorizam o deslocamento rápido.

Novas opções para os motoristas

– Fechamento de canteiro próximo ao Colégio Centenário:

Com o fechamento do canteiro próximo ao Colégio Centenário, o motorista que sobe a Avenida Medianeira e decide descer em direção aos bairros deve acessar a Avenida Fernando Ferrari, depois a Rua Conrado Hoffmann e subir a Rua General Neto para, então, converter à esquerda na Avenida Medianeira. Outra opção é fazer a conversão no retorno próximo à Rua Benjamin Constant, onde existe uma pista de rolamento e sinalização específica para este fim.

– Fechamento de canteiro em frente ao supermercado Nacional:

O motorista que está no supermercado Nacional e deseja descer a Avenida Medianeira em direção aos bairros, deve sair pela Rua Floriano Peixoto, em frente ao Colégio G10, para depois, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Medianeira.

– Fechamento do canteiro junto à sinaleira da Medianeira com a Rua Serafim Valandro:

Com o fechamento do canteiro, quem desce a Avenida Medianeira não poderá mais fazer o retorno em direção ao Centro. A opção para os motoristas é acessar a Rua Serafim Valandro, fazer a conversão à esquerda na Rua Felipe de Oliveira e, após, subir a Rua Duque de Caxias para, na sinaleira, converter à esquerda na Medianeira. E os motoristas que estão subindo a avenida, em direção ao Centro, mas decidem retornar em direção aos bairros, devem acessar a Rua Duque de Caxias, dobrar à direita na Rua Doutor Teodorico, depois novamente à direita na Rua Heitor Campos e, na sinaleira, fazer a conversão à esquerda na Avenida Medianeira.

– Fechamento de canteiro em frente à Basílica:

Com o fechamento do canteiro em frente à Basílica, quem desce pela avenida (direção Centro-Bairro) e precisa fazer retorno para subir a Medianeira, deve acessar a Travessa Medianeira, depois seguir pela Rua Farrapos, dobrar à esquerda na Rua Barão do Triunfo e subir a Avenida Medianeira.

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*