Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite iniciou nesta segunda e segue até o dia 31 de agosto

Movimento foi intenso na Policlínica Central José Erasmo Crossetti na manhã desta segunda-feira (Foto: Deise Fachin)


A semana começou e, com ela, iniciou também a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Nesta segunda-feira (06), primeiro dia da campanha, o movimento foi intenso nas Unidades de Saúde do Município à procura da imunização. A vacinação segue até o dia 31 de agosto, e o “Dia D” será realizado em 18 de agosto, um sábado, para garantir que todas as crianças tenham acesso às doses.

Na Policlínica Central José Erasmo Crossetti, no Centro da cidade, muitos pais levaram às crianças, já no primeiro dia, para receber as doses das vacinas. A militar Claudia Iop, 29 anos, aproveitou a manhã que tinha disponível e levou o pequeno Saulo, de um ano e dois meses, para tomar a gotinha contra a Poliomielite, além de vacinar também contra a gripe. Claudia destacou que sempre cuida o período de vacinas do filho, para garantir a aplicação das doses no tempo correto, e que nunca deixa de levá-lo à unidade para se vacinar.

“A gente sabe que as pessoas compartilham muita informação errada e equivocada sobre vacinação. Mas vacinar é importante, é a proteção para as crianças. Se eu não tivesse vindo hoje, teria dado jeito de trazê-lo em outro momento da campanha”, destacou a mãe.

Público-alvo

As vacinas contra o Sarampo e a Poliomielite fazem parte do calendário básico de vacinação, podendo ser solicitadas por qualquer pessoa, a qualquer momento. No entanto, na campanha, o público-alvo prioritário são as crianças com idade entre um ano e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

De acordo com a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, é fundamental que todas as crianças da faixa etária prioritária compareçam aos postos de Saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que receba uma dose adicional das vacinas, se for necessário. Da mesma forma, os demais integrantes da família também podem levar seus cartões de vacina, para verificar se as doses já foram aplicadas ou não.

As Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Município montaram um cronograma especial para atender à população (clique aqui para conferir os horários de funcionamento). Além disso, a Prefeitura de Santa Maria também organizou um atendimento especial ao Interior do Município. A vacinação nos distritos inicia nesta terça-feira (07), pelo Passo do Verde (acesse aqui o cronograma completo).

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*