Universitários celebram o primeiro dia de festa na Praça do Brahma

Apesar de festa ser reduzida, em comparação com a primeira edição deste ano, cerca de três mil jovens celebraram o início do semestre nas universidades. Foto: João Vilnei/Prefeitura


Integrada aos órgãos de segurança da cidade, a Prefeitura de Santa Maria realizou, na noite de segunda-feira (06), mais uma edição da Calourada Segura. Com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade aos jovens que ingressam nas universidades e festejam o início do semestre na Praça Saturnino de Brito – popularmente conhecida como Praça do Brahma –, várias secretarias de Governo, Guarda Municipal, Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade urbana e Brigada Militar se uniram para receber os universitários.

Uma estrutura foi montada para garantir a segurança dos bixos, a organização do evento e a tranquilidade dos moradores do entorno. A Superintendência de Fiscalização atuou para verificar a licença dos estabelecimentos comerciais – e que tinham que cumprir o horário de fechamento – e para combater o comércio irregular de bebidas e de alimentos; a Brigada Militar e Guarda Municipal fizeram a segurança dos jovens; e a Coordenadoria de Trânsito interrompeu o fluxo de veículos nas ruas Serafim Valandro e Duque de Caxias, com intuito de proteger os jovens que transitavam no local.

A Prefeitura também montou uma tenda de informações e acompanhamento, bem como disponibilizou uma ambulância para atendimentos. Toda a infraestrutura montada teve o objetivo único de repetir as edições anteriores da Calourada Segura – realizada desde o ano passado –, que não registraram graves ocorrências.

A mobilização da Prefeitura e dos demais órgãos de segurança ocorre até sexta-feira (10), na Praça Saturino de Brito, quando ocorre a última festa de recepção aos bixos neste semestre.

BALANÇO DA PRIMEIRA NOITE DA CALOURADA SEGURA

A Superintendência de Fiscalização da Prefeitura, com apoio da Guarda Municipal, monitorou quatro estabelecimentos comerciais localizados no entorno da praça. Estes deveriam cumprir o horário de fechamento, estipulado para às 22h. Ainda, uma distribuidora de bebidas, localizada na Rua Coronel Niederauer e com permissão para comercializar bebidas até 1h, também foi monitorada pelos fiscais. Todos os estabelecimentos cumpriram os horários determinados. Não foi realizada nenhuma apreensão de comércio ilegal.

No trânsito, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana liberaram o tráfego por volta de 1h15min. A Guarda Municipal também participou da operação, com efetivo formado por 14 GMs, prestando apoio aos fiscais de alvarás e ao trânsito.

A ambulância da Secretaria de Saúde que atuou no local registrou apenas três ocorrências, nenhuma com gravidade.

A limpeza da Praça Saturnino de Brito foi concluída por volta das 8h, quando servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e trabalhadores da Sulclean recolheram o lixo e providenciaram a varrição do espaço.

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*