3ª Divisão de Exército tem novo comandante em Santa Maria

Cargo de comandante passou ao General de Divisão Mauro Sinott Lopes, que até então integrava o Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Foto: Deise Fachin/Prefeitura


Na manhã de sexta-feira (13), ocorreu, em Santa Maria, a cerimônia de transmissão do cargo de comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”. No ato, o comando da instituição passou do general de Brigada Giovany Carrião de Freitas, que estava no cargo interinamente, ao general de Divisão Mauro Sinott Lopes. O ato foi realizado no quartel do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Regimento Mallet).

Na solenidade, o comandante Militar do Sul, general de Exército Geraldo Antonio Miotto, fez a leitura de uma referência elogiosa ao general Carrião, onde destacou o trabalho do comandante enquanto esteve à frente, simultaneamente, da 3ª Divisão de Exército e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Carrião ocupou o cargo de comandante da 3ª DE de 28 de março a 13 de julho deste ano.

Durante a solenidade, as tropas desfilaram em homenagem ao novo comandante. O general de Divisão Mauro Sinott Lopes é natural de Pelotas e, até então, integrava o Gabinete de Intervenção Federal no Rio de Janeiro. Em Santa Maria, Sinott já foi comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada – “Brigada Niederauer”, como oficial-general, e comandante do Centro de Instrução de Blindados, como oficial-superior.

“Minha expectativa ao assumir esse cargo é a de dar continuidade ao trabalho feito até aqui pela 3ª Divisão de Exército. Nossa instituição tem um espírito de integração muito grande com a cidade, e queremos manter a troca de experiência e a cooperação com as demais instituições”, ressaltou Sinott.