Alunos da rede municipal estão recebendo palestras sobre a Toxoplasmose

EMEF Júlio do Canto foi a primeira instituição onde foram feitos os esclarecimentos. Foto: Deise Fachin/Prefeitura


Desde segunda-feira (09), as escolas que integram a Rede Municipal de Ensino de Santa Maria estão recebendo palestras de orientação referentes à Toxoplasmose Um cronograma de visitas às instituições foi preparado pelas pastas, a fim de promover esclarecimentos aos alunos e professores.

Ontem, os alunos do 5º ao 9º ano da  Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto, do Bairro Camobi, foram os primeiros que receberam a palestra. Na ocasião, foram tratadas questões referentes às formas de contaminação, os sintomas, a importância do cuidado com as gestantes e a necessidade de serem adotadas as medidas básicas de prevenção.

“Nosso objetivo com essas palestras é trabalhar a prevenção com as crianças, para que elas adotem as medidas de prevenção e, também, para que elas repassem essas orientações em casa. O cuidado é primordial para evitarmos novos casos”, destacou a superintendente administrativo-financeira da Secretaria de Educação, Viviane Londero.

Na oportunidade, os estudantes também receberam materiais informativos que detalham os sintomas e as formas de prevenção. O material será distribuído em todas escolas municipais.

A palestra é realizada por três residentes da Universidade Franciscana (UFN), que integram o grupo de investigação do surto de Toxoplasmose na Superintendência da Vigilância em Saúde do Município.

A ação é promovida pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e pelas secretarias de Saúde e de Educação.