Rua Olavo Bilac terá mão única a partir de terça-feira

Os motoristas devem estar atentos, pois a via terá sentido único, a partir da Rua Serafim Valandro em direção à Avenida Borges de Medeiros. Foto: João Alves/Prefeitura


A partir desta semana, o trânsito na Rua Olavo Bilac passará a ter mão única, em toda a sua extensão, no sentido Centro-Bairro. A mudança busca organizar o fluxo na Região Central e minimizar os acidentes registrados nos cruzamentos em vias de mão dupla, como é o caso da Olavo Bilac atualmente. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço de sinalização horizontal e vertical será realizado na terça (12) e na quarta-feira (13).

Se o tempo estiver seco, sem chuva, os servidores iniciam a pintura e instalação de placas a partir da Rua Serafim Valandro, em direção à Avenida Borges de Medeiros. À medida que as equipes finalizam o trabalho em cada trecho, o trânsito na Rua Olavo Bilac, na quadra sinalizada, já deverá obedecer ao sentido único Centro-Bairro.

“Pedimos atenção aos motoristas que trafegam pela Avenida Borges de Medeiros, pois a partir de quarta-feira, com os serviços concluídos, não será mais permitido converter à direita na Olavo. A mudança vai ser positiva, principalmente na esquina da Rua Serafim Valandro, onde há conflito no acesso à Olavo e com a saída dos veículos nos fundos do Colégio Santa Maria”, explica o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés.

Objetivo é diminuir os acidentes

Segundo a equipe técnica da pasta, a Rua Olavo Bilac é uma via secundária, estreita, com trânsito em mão dupla e sem preferencial em todo o trecho. Estas características são responsáveis por provocarem acidentes, principalmente nos cruzamentos. Por isso, organizando o tráfego de veículo em sentido único deve contribuir para diminuir as colisões em até 50%.

Além disso, a alteração segue diretrizes estabelecidas no Plano Diretor de Mobilidade Urbana, dentre elas, a proposição de novos esquemas circulatórios que priorizem os sentidos únicos para minimizar os pontos de conflito, especialmente nos cruzamentos, e empreender atuações que ajudem a melhorar a circulação de veículos na cidade.

Para a implantação da mudança na via, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTU) estarão acompanhando os serviços de pintura e sinalização. Durante o trabalho, o trânsito poderá ficar momentamente interrompido ao fluxo de veículos, por isso, a Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e sugere que sejam utilizadas as vias próximas, como as ruas Tuiuti e Coronel Niederauer. Moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais ao longo da Olavo Bilac poderão acessar a via.

 

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

 

 



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*