Projeto “Inspira” aproxima detentas de seus filhos em Santa Maria

Sétima edição do projeto "Inspira" ocorreu, neste sexta-feira, no Centro de Treinamento e Convivência da Polícia Federal. Foto: PF/Divulgação


A Polícia Federal (PF) realizou, nesta sexta-feira (08), juntamente com a Superintendência dos Serviços Penitenciários e a Universidade Federal de Santa Maria, a sétima fase do projeto INSPIRA que visa, dentre outros objetivos, aproximar detentas e seus filhos. Essa fase do projeto abrangeu oito detentas e 20 crianças, entre 2 a 14 anos.

Nos mesmos moldes das edições anteriores, as detentas do regime fechado tiveram um dia de convivência e integração com seus filhos, afastadas da casa prisional. O encontro ocorreu no Centro de Convivência e Treinamento da Polícia Federal, onde foram desenvolvidas atividades pedagógicas e de entretenimento, a cargo de professores e alunos da UFSM.

Também foram realizadas técnicas de escovação e profilaxia dentária pelos professores e residentes do curso de odontologia e atendimentos médicos às crianças, além de do momento estético, com o atendimento de cabeleireiros locais.

O projeto continua mantendo seu foco principal, que é aproximar as detentas de seus filhos, proporcionando-lhes um momento de aconchego, fora dos muros prisionais. Além disso, possui como objetivo prestar apoio médico e odontológico a esses menores, proporcionando-lhes um acompanhamento/tratamento contínuo.

O desenvolvimento do projeto é viabilizado através de destinação de verbas oriundas de penas alternativas (acordos e multas judiciais) por parte da Vara das Execuções Criminais desta cidade e da contribuição de outros órgãos públicos (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar, Exército Brasileiro, Receita Federal e Prefeitura Municipal de Santa Maria) e da empresa de segurança privada Sulclean Segurança.



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*