Santa Maria recebe duas novas ambulâncias do SAMU

Entrega de dois veículos novos, equipados para suporte avançado e para suporte básico, ocorreu na Praça Saldanha Marinho. Foto: Deise Fachin/Prefeitura


Uma cerimônia pública realizada na Praça Saldanha Marinho, na manhã desta segunda-feira (23), marcou a entrega de duas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Maria. Em ato simbólico, autoridades do Poder Executivo e do Poder Legislativo entregaram as chaves dos veículos às equipes de socorristas. As ambulâncias – uma de suporte avançado e uma de suporte básico – garantem a renovação da frota no Município, composta por quatro unidades disponíveis para atendimentos, além de uma unidade para reserva técnica.

O prefeito Jorge Pozzobom agradeceu ao deputado Paulo Pimenta e ao deputado federal João Derly – no ato representado pelo vereador Jorge Trindade, o Jorjão – pela destinação das emendas, no valor total de R$ 352.572 mil.

“Nós temos falado sempre na importância das parcerias para fazer aquilo que a Prefeitura não consegue fazer sozinha devido às restrições orçamentárias. E os deputados Pimenta e João Derly têm sido nossos parceiros ao destinarem emendas como essa, para uma área tão essencial para nós, quanto a Saúde. Nosso agradecimento aos deputados que estão trabalhando por Santa Maria”, afirmou o prefeito.

Paulo Pimenta lembrou que, em 2015, já havia destinado uma ambulância para o Município. E reconheceu o esforço da atual Gestão para garantir recursos do Governo Federal.

“Houve uma época recente em Santa Maria em que tínhamos muitas dificuldades para receber emendas. Hoje, graças ao trabalho responsável do prefeito Pozzobom e do vice Sergio Cechin, Santa Maria não está perdendo recursos que destinamos para cá. Parabéns por esse trabalho sério e responsável. Nós, em Brasília, colocamos nosso mandato à disposição e vamos continuar trabalhando por Santa Maria”, ressaltou Pimenta.

Frota reforçada na cidade

De acordo com o ao coordenador da Base do SAMU-SM e representante do Instituto Masper – responsável por prestar o serviço do SAMU na cidade, de forma terceirizada – as ambulâncias são de dois tipos: uma para suporte básico e outra para suporte avançado.

A unidade de suporte avançado funciona como UTI Móvel e está equipada com respirador, monitor cardíaco e kits de primeiros socorros. O veículo trabalha com médico enfermeiro e condutor. Já a unidade de suporte básico atende situações de socorro de menor complexidade e está equipada com desfibrilador automático e kits de primeiros socorros. A equipe é formada por técnico de enfermagem e condutor.

Em Santa Maria, o SAMU funciona com oito médicos, cinco enfermeiros, 15 técnicos de Enfermagem, 20 condutores, dois auxiliares administrativos e um auxiliar de serviços gerais. Para solicitar atendimento, o telefone é 192.

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria