Quarta-feira será dia para debater a “Saúde Mental” em Santa Maria

Integrantes da Campanha Janeiro Branco vão estar na quarta-feira, das 13h às 18h, na Praça Saldanha Marinho, para debater sobre Saúde Mental. Foto: Arquivo pessoal


“Quem cuida da mente, cuida vida”. Este é o lema da campanha Janeiro Branco, que ocorre pela primeira vez em Santa Maria. O Dia D será realizado na quarta-feira (17), das 13h às 18h, na Praça Saldanha Marinho. Na ocasião, haverá equipes de psicólogos, voluntários e demais profissionais da área da Saúde com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do debate da saúde mental.

A iniciativa, que é realizada pelo Centro de Estudos Sistêmicos Família e Indivíduo (CESFI), que é uma clínica particular, também incluirá a distribuição de panfletos explicativos sobre a campanha e roda de conversa com o tema “Como vai a sua saúde emocional”. A campanha foi lançada oficialmente, no domingo (14), no The Park, com uma festa de conscientização e mobilização.

“É uma campanha que ocorre em nível nacional e internacional. A atenção e prevenção com a saúde mental é muito importante e queremos conscientizar os santa-marienses sobre este tema tão importante nos dias atuais. Nossa intenção é contribuir em prol de uma nova cultura da saúde mental e valorização da subjetividade humana não só no Brasil, mas no mundo”, explicou a psicóloga do CESFI, Gabrielle De Carlo Fagundes.

O prefeito Jorge Pozzobon,  que sancionou a lei que inclui a Campanha Janeiro Branco no Calendário Oficial do Município, no final do ano passado, ressaltou a importância da ação.

“Estar presente na Praça da Saldanha Marinho, oferecendo informação e acolhimento às pessoas, é de extrema importância e tem total apoio da Prefeitura. Toda ação realizada em prol da Saúde da população é sempre bem-vinda”, afirmou Jorge Pozzobom.

No Brasil e no RS

A campanha foi criada no Brasil, em 2014, na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Outras cidades que adotaram a campanha no país: Campinas (SP), São Paulo (SP), Sombrio (SC), Gramado (RS), Caxias do Sul (RS), Goiânia (GO), Itumbiara (GO), Cajazeiras (PB), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Coronel Xavier Chaves (MG), Itaguaí (RJ), Maringá (PR), Natal (RN), Matriz de Camaragibe (AL), Maceió (AL), Rio Branco (AC), Vitória de Santo Antão (PE), Juiz de Fora (MG), Campo Grande (MS), Flores da Cunha (RS) e Manaus (AM) também incluíram a campanha Janeiro Branco em seus calendários oficiais. Em Sergipe e Pernambuco o evento é regulamentado por lei estadual.