Ultima edição do ano do projeto “Sorria Santa Maria” é neste sábado

Esta é a 14ª edição do projeto, que atendeu mais de 395 pessoas ao longo de 2017. Foto: João Vilnei/Divulgação


O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município, localizado na Avenida Borges de Medeiros, 804, irá sediar, neste sábado (02), a última edição do ano do projeto “Sorria Santa Maria”, o “Fila Zero da Odonto”. Para esta 14ª edição, 43 pacientes foram agendados para receber atendimento.

Além do tratamento odontológico oferecido, quem comparecer ao CEO, das 8h às 14h, e tiver interesse, também poderá participar do trabalho, em grupo, desenvolvido pela Política de Combate ao Tabagismo do Município. O grupo foi implementado ao longo do ano, com o objetivo de fazer com que os integrantes deixassem de fumar e tivessem melhor qualidade de vida.

De acordo com a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, desde que o projeto foi implantado, em abril deste ano, foram mais de 395 pessoas atendidas e 1.690 procedimentos realizados. Conforme Patrícia, com o “Sorria Santa Maria”, a lista de pacientes em espera, do Sistema Consulfarma do Município, foi zerada para as demandas de dentista clínico geral. Segundo a coordenadora, mesmo encerrando as ações neste sábado, o projeto terá continuidade em 2018. A partir de março, depois da avaliação final do projeto, as ações retornam, com o lançamento dos objetivos e as datas de atendimento do “Sorria” para o próximo ano.

Patrícia ressalta que, além do atendimento clínico, o projeto “Sorria Santa Maria” foi importante também em virtude das ações de promoção de saúde realizadas, que envolveram Saúde Bucal, alimentação saudável, prevenção ao HIV/Aids, Saúde da Mulher, combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outras atividades.

“O sucesso do projeto se deve ao grande comprometimento da equipe, unindo parceiros de diversos setores da Prefeitura, da Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM e da Faculdade de Odontologia da UFSM e da UNIFRA. Essa integração entre Ensino e serviços oportunizou algo inédito na cidade, que foi o atendimento de forma programada e contínua em dias alternativos, oferecendo atendimento para aquelas pessoas que têm dificuldade de acessar as Unidades de Saúde durante a semana”, enfatizou Patrícia.



Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*