Grupo do HUSM participa de Seminário Macrorregional em Porto Alegre

Grupo Estratégico Local (GEL) do Hospital Universitário de Santa Maria está participando do evento em Porto Alegre. Foto: Divulgação


Entre hoje e amanhã, dias 21 e 22, o Grupo Estratégico Local (GEL) do Hospital Universitário Santa Maria participa juntamente com autoridades, representantes de associações e federações do ramo da saúde do 1º Seminário Macrorregional Sul do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On).

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice Onvisa a qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia, propondo iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

O Apice On, que já reuniu mais de 400 profissionais em Belo Horizonte, Brasília, Recife e Manaus, chega a Porto Alegre com o objetivo de propor discussões sobre temas centrais da obstetrícia e neonatologia e definir os processos a serem adotados para monitoramento e avaliação, além da formulação de agenda de trabalho junto aos componentes do Grupo Estratégico Local (GEL) de cada unidade hospitalar, mediadores e coordenação-geral da macrorregião Sul.

Nesta edição, o seminário contará com a presença do Secretário de Estado de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis. Também participam representantes da Secretaria Municipal de Porto Alegre, Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Associação de Obstetrícia e Ginecologia RS (SOGIRGS), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Rio Grande do Sul (ABENFO) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

Apice On

O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) tem o objetivo de qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve 94 hospitais em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.