Situação financeira da UFSM será discutida em audiência na sexta-feira

A audiência será realizada na sexta-feira no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foto: Divulgação


A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promove nesta sexta-feira (15), às 11h, uma audiência pública aberta à comunidade, para discutir a situação orçamentária da instituição. O objetivo da atividade é apresentar informações e as medidas que estão sendo tomadas para a otimização dos recursos e a garantia da sustentabilidade da Universidade. O debate ocorre na sala 218, do prédio da Reitoria, no campus sede.

O pró-reitor de Administração da UFSM, José Carlos Segalla, explica que a atividade visa sensibilizar a comunidade acadêmica e o público externo para a necessidade de maior rigor e planejamento para os próximos meses.

“A Universidade vem realizando ações no sentido de reduzir gastos e otimizar os recursos disponíveis, mas, para isso ser efetivo, precisamos contar com o apoio e a colaboração de todos os segmentos”, afirma o pró-reitor.

O contingenciamento orçamentário na UFSM iniciou em 2014 e já soma pelo menos R$ 270 milhões. Na última semana, o Ministério da Educação anunciou a liberação de R$ 9,5 milhões para a UFSM, referente ao repasse de verbas já previstas no orçamento, mas que estavam comprometidas. O recurso está sendo destinado para a quitação de serviços já contratados pela Universidade, como encargos e continuidade de obras.