Santa Maria em Dança começa nesta quarta-feira

Durante cinco dias, estudantes, bailarinos, professores e coreógrafos participam das atividades no ginásio da Escola Medianeira. Foto: Camila Lourenci/Divulgação


Começa na quarta-feira (13), o Santa Maria em Dança, um dos festivais competitivos de maior tradição no Rio Grande do Sul. Até 17 de setembro, estudantes, professores, coreógrafos e bailarinos se encontram para competições, fórum de debates e oficinas ministradas por profissionais de destaque no segmento. O festival é promovido pela Prefeitura, com realização dos Amigos do Balé da Cidade de Santa Maria.

A organização do 23º Santa Maria em Dança espera, neste ano, participação superior a duas mil pessoas durante os cinco dias de evento. Serão cinco níveis de inscrição (concurso para escolas de Dança, concurso para grupos de dança de escolas de ensino Fundamental e Médio, concurso para estudantes de Nível Superior, concurso para Terceira Idade e concurso para grupos de Dança Gospel) e 10 modalidades de dança. A competição é aberta a interessados do Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros.

O coquetel de lançamento do 23º Santa Maria em Dança ocorre nesta quarta, às 20h. Na ocasião, diretores, coreógrafos inscritos, autoridades e patrocinadores serão recepcionados e vão conhecer o novo palco do festival: o ginásio da Escola Medianeira (Avenida Medianeira, nº 415). Ainda, serão apresentados os troféus deste ano e as peças gráficas do evento, criadas a partir de pinturas a óleo assinadas pela artista plástica Marília Chartune. Tradicionalmente, desde sua terceira edição, os temas anuais do evento são inspirados em coreografias que se destacaram durante a competição do ano anterior e foram reproduzidas pela artista.